quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ATP bioluminescência

O artigo que resumirei, fala sobre a adenosina trifosfato (ATP) bioluminescência usado na avaliação do efeito da limpeza em estabelecimentos de saúde.
 Sabe-se que em um ambiente hospitalar a contaminação com micro-organismos patógenos é bem alta. Deste modo a eficácia na higienização dos ambientes é de suma importância para o controle e prevenção das infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS).
 Diante disso, as autoras decidiram reunir os 15 artigos mais recente publicados sobre o assunto, como forma de testar a eficácia com o processo de avaliação do ATP bioluminescência.
A discussão se deu entre os prós, expondo que, tal método mostra resultados de avaliação rápidos e que servem também como auxílio à inspeção visual, e os contras, exibindo como o mesmo é bastante sensível, sofrendo interferências químicas, além de identificar diferentes fontes de matéria orgânica, que podem ou não ser agentes de contaminação.
A realização do processo consiste em uma reação entre a enzima luciferase e adenosina trifosfato bioluminescência, onde, é utilizado um monitor de ATP, o luminômetro, este, por sua vez, expressa os resultados com valores de referência de 25 a 500 URL (Unidade Relativa da Luz) mostrando a eficácia ou não da limpeza.
Contudo, concluíram que, apesar de tudo as desvantagens são maiores, fazendo-se necessárias mais pesquisas na área. 

          Fonte: https://hyserve.com/produkt.php?lang=pt&gr=2&pr=18

Referências
OLIVEIRA, A. C.; VIANA, R. E. H. Adenosina trifosfato bioluminescência para avaliação da limpeza de superfícies: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 67, n. 06, nov/dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n6/0034-7167-reben-67-06-0987.pdf. Acesso em: 18 out. 2017.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Energia do movimento

No vídeo a seguir explico um pouco sobre as transformações biofísicas e biomecânicas que acontecem no meu corpo enquanto faço uma caminhada de 50m. Durante a realização da atividade, mantive:

  • Velocidade Média de 6 Km/h
  • Consumo de Energia de 29 cal 
  • Tempo de 318 seg 
  • Aceleração Variável de 0,0052 m/s2 
  • Força Média para o Movimento de 126,16 N
  • Energia Cinética do Movimento é de 104,71 J

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Aprendendo química no hospital

Mariana é uma menina que está internada tratando-se de uma doença, porém ela precisa estudar para uma avaliação de química. No desespero de sua incompreensão da matéria, a menina pede ajuda a sua médica, Doutora Ana.

 Veja o desenrolar dessa história:




quinta-feira, 16 de março de 2017

Cientistas chineses usam células modificadas para combater o câncer

A cada dia que passa vemos o quanto o ser humano vem avançando nas pesquisas com células. Nessa reportagem é mostrado como os cientistas chineses fizeram para modificar células retiradas do sistema imunológico do paciente e depois devolvê-las mais fortes para ajudar no combate ao câncer, doença essa que acomete boa parte dá população mundial.


Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/11/cientistas-chineses-usam-celulas-modificadas-para-tratar-o-cancer.html

O que são células-tronco e seus benefícios

 Através desse vídeo é fácil compreender o que são as células tronco embrionárias e adultas, os porquês que as células-tronco são motivos de discussão entre igreja e cientistas, como são vistas pelos especialistas, quais os benefícios que os estudos com as mesmas pode trazer para a sociedade.


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rSfKsJcWuB0

Pela primeira vez, cientistas transformam célula adulta em célula-tronco embrionária

 Depois de mais de dez anos de pesquisa os cientistas Young Gie Chung, Jin Hee Eum, Jeoung Eun Lee, Sung Han Shim, Vicken Sepilian, Seung Wook Hong, Yumie Lee, Nathan R. Treff, Young Ho Choi, Erin Kimbrel, Ralph E. Dittman, Robert Lanza e Dong Ryul Lee, finalmente conseguiram transformar células-tronco adultas em células tronco embrionária, esse avanço é de suma importância, pois, nesse caso não precisaremos mais descartar material vivo logo após a germinação para a retirada de células-tronco embrionárias. Células essas que ajudaram principalmente nos tratamentos de algumas doenças que tem perda ou dano celular, como Alzheimer, Parkinson, diabetes e esclerose múltipla.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/ciencia/pela-primeira-vez-cientistas-transformam-celula-adulta-em-celula-tronco-embrionaria/

Microscopia e o estudo das células

 O texto fala inicialmente sobre como se dá o estudo das células através dos microscópios, desde a sua descoberta até os dias atuais. Depois apresenta aos leitores os tipos de microscópios, como manuseá-los, a sua composição, também como preparar uma amostra, as técnicas citológicas usadas na microscopia eletrônica, quais os procedimentos necessários para uma boa observação, entre outras. Dê uma conferida no material e deixe seu comentário aqui, dando sua opinião.

Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAezicAJ/microscopia-estudo-celula?part=1

quarta-feira, 15 de março de 2017

Avanços no estudo de células-tronco no Brasil e suas implicações

" As recentes descobertas sobre o comportamento in vitro das células-tronco embrionárias (CTE) e somáticas (CTS), assim como o aperfeiçoamento metodológico das técnicas de cultivo e aplicação clínica experimental incentivaram o apelo popular no Brasil pela liberação irrestrita das pesquisas com células-tronco (CT). Atualmente, mais um tipo de CT foi criada pela comunidade científica e nomeada de CT pluripotentes induzidas (iPS). Pesquisas com finalidades terapêuticas, envolvendo CTE, devem ser realizadas de forma cautelosa e, enquanto não se desvendar toda a biologia destas in vivo, deve-se prosseguir com as pesquisas in vitro. Dentre todas as linhagens de CTS estudadas até o presente momento, as células-tronco mesenquimais (CTM) apresentam maior plasticidade, originando tecidos mesodermais e não mesodermais. No Brasil, há um grande número de testes clínicos em andamento com CTS, em humanos, que avaliam o uso terapêutico destas células em diferentes doenças e recentemente, desenvolveu-se também a tecnologia para a criação de células iPS. Apesar da enorme expectativa quanto ao uso terapêutico desse tipo celular sua aplicação em humanos ainda não é aconselhada. As pesquisas com as diferentes linhagens de CT devem ser acompanhadas com entusiasmo e cautela. Ainda se desconhece quais tipos de CT contribuirão positivamente para o tratamento de enfermidades humanas, tampouco quais doenças poderão ser tratadas. A biologia das CT ainda é uma ciência em formação e a cada dia surgem novas evidências que refutam ou corroboram o conhecimento atual."

   O artigo mostra como é importante o estudo das células-tronco e os benefícios que as mesmas podem trazer para a sociedade. Como homem em favor da ciência pode desenvolver células para serem utilizadas em auxílio de algumas doenças e principalmente qual a contribuição dos cientistas brasileiros.


Disponível em: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/3452/1350

Conhecendo as células...


O vídeo é fascinante, pois se enquadra perfeitamente na metodologia do estudo das células. Embora seja um vídeo curto contém imagens envolventes, atrativas e encantadoras, mostrando de uma forma animada como as células foram descobertas, o primeiro microscópio, alguns tipos de seres unicelulares, pluricelulares e seus reinos. 

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hrwgYJmzTHc