quinta-feira, 30 de maio de 2019

O avestruz enfia mesmo a cabeça na terra?


Em muitos filmes de desenho animado, assistimos a imagem do avestruz enterrando a cabeça na terra quando se sente ameaçado, mas, será que isso acontece mesmo?

Pois bem, infelizmente isso só acontece nos filmes, porque na vida real, a avestruz não tem esse costume. O que pode acontecer é que o esse animal tem o hábito de baixar um pouco o pescoço e encostar a cabeça no chão, na tentativa de ouvir as vibrações da aproximação de um possível predador que esteja perto, ou até mesmo para se alimentar. Nesse sentido, visto de longe e por ter o pescoço e a cabeça com cores nos tons de areia, essa imagem da impressão dele ter enfiado literalmente ela no solo. Essa prática serve também como uma forma de camuflagem, por ter as pernas e pescoço bem longos e corpo grande, a visão distante dessa posição (cabeça baixa), o animal fica parecendo com um arbusto mais escuro. Vale ressaltar que esses animais são aves e, portanto, respiram por pulmões o que faz com que necessitem de ar e como suas narinas estão na cabeça, se eles a colocarem embaixo da terra, provavelmente morreram asfixiados. Nesse caso, é mito dizer que o avestruz enterra a cabeça quando se sente ameaçado.

CONHECENDO O ANIMAL

A avestruz, mais conhecida no meio científico como Struthio camelus, é originária do continente africano, classificada como a maior ave existente, está inserida em grupo de aves conhecidas como Ratitas, Esse grupo é subdividido em quatro ordens, strutioniformes, composta pelas avestruzes, reiformes, formado pelas emas, casuariformes, constituídos pelas casuares e emus, e os apterigiformes, integradas pelas quivis. Nesse sentido, os animais inseridos no grupo das aves Ratitas compartilham características específicas que os impossibilitam de voar, como a ausência de um osso chamado quilha ou carena, no qual, nas aves que voam, ele fica localizado no peito do animal sobre o externo, onde alguns músculos responsáveis pelo batimento das asas se fixam.

CURIOSIDADES

As avestruzes são ótimas corredoras, suas pernas grandes e particularmente musculosas fazem com este animal chegue a uma velocidade média de 70 km/h, em picos curtos e de 50 km/h, em picos longos. As patas, por sua vez, bastante fortes, com apenas dois dedos e somente um apresentando uma unha potente, serve como mecanismo de defesa, no qual, um chute, quando certeiro, pode ocasionar múltiplas fraturas no seu oponente, mais uma característica particular desse animal. É a maior ave terrestre, chegando a medir mais de 2,5 m de altura e pesar 150 kg, por conseguinte, seu ovo também é considerado o maior do mundo, podendo chegar a pesar 1,5 kg e uma fêmea de avestruz pode colocar entre 40 e 60 ovos durante todo o ano. É um animal onívoro, ou seja, come de tudo, ervas, folhagens de árvores, pequenos vertebrados e invertebrados, com dois estômagos, possui sistema digestório semelhante ao dos animais ruminantes, em um o alimento é digerido por enzimas e no outro os alimentos não digeridos são triturados com o a ajuda de algumas pedras engolidas por ele. Possuem um pescoço longo em forma de “S” e asas pequenas em relação ao corpo. Por ser oriundo de uma região extremamente árida, este animal pode ficar até oito dias sem beber uma gota de água. No mais, este animal pode viver em média 60 anos.


REFERÊNCIAS

YARAK, Aretha. Clique Ciências: Será que o avestruz realmente esconde a cabeça na areia por medo? CIÊNCIAeSAÚDE, 17 out. 2017. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/10/17/clique-ciencia-porque-a-avestruz-esconde-a-cabeca-no-buraco.htm>. Acesso em: 28 mai. 2019.

FKICKR. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/116115935@N07/12686963664/sizes/m/>. Acesso em: 29 mai. 2019.

FIGUEIREDO, Aymam Cobo de. Avestruz. Infoescola, 2014. Disponível em: <https://www.infoescola.com/aves/avestruz/>. Acesso em: 30 mai. 2019.

VIAN, C. R.; GAI, V. F.; LORENSON, R. R.; LENZ, J. Rendimento de carcaça de avestruz em fase de crescimento e manutenção submetidos a diferentes dietas. UFG. Disponível em: <http://portais.ufg.br/up/66/o/AA_Rendimento_de_carcaca_de_avestruzes_em_fase_de_crescimento_e_manutencao_submetidos_a_diferentes_dietas.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2019

A avestruz enterra a cabeça quando fica com muito medo. Super Interessante, 25 fev. 2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/o-avestruz-enterra-a-cabeca-quando-fica-com-muito-medo/>. Acesso em: 29 mai. 2019.

MACHADO, Beatriz. A avestruz – Alimentação. SREC, jan. 2017. Disponível em: <http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115161010600/contacto/0708/outrsocontactos/0607/0607/espacodasciencias/aavestruzalimentacao.htm>. Acesso em: 30 mai. 2019.

3 comentários:

  1. Ola, bastante interessante sua postagem, entender esse mito sobre o avestruz nos faz refletir sobre como as mídias influenciam no conhecimento.
    E que os avestruz não são como os desenhos animados nos mostram, pois como diz eles respiram por narinas e se os mesmos enterra a cabeça pode falecer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberjany, muito boa sua contribuição sobre mitos e lendas envolvendo animais, se percebe que você falou sobre o avestruz que enterra a cabeça no chão, mas isso não é verdade, como você mencionou é apenas ficção, e só acontece em filmes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberjany, muito boa sua publicação, nos permite desvendar mais um mito e conhecer as verdadeiras características desse animal.

    ResponderExcluir